Zu Laiê

Zu Laiê

Meu amor pela palavra vem desde muito cedo. A paixão pelos sentidos e conotações, pela sonoridade, pela poesia guardada naqueles símbolos, pelas origens daqueles sons. O encantamento pela comunicação e o poder da expressão de quem a manifesta em suas mais variadas possibilidades. Minha inclinação por compreender os fenômenos humanos, suas formas de organização, suas maneiras de compreensão de si no mundo, suas organizações, crenças e suas questões fundamentais através dos sentidos que se pode estabelecer. A inquietação de saber de onde vem e o que move.

Não posso separar estes meus interesses da paixão pela música. Tampouco pelo teatro, pela literatura. Tudo isso combinada à vontade de agir, de deslocar, de transformar. A busca e a vontade de provocação.

Este ímpeto, esta curiosidade, mesmo quando ainda implícita, me conduziu em todos os meus passos. Desde muito nova já gostava de cantar, escrever, dançar, aprender idiomas, ouvir pessoas, de estar em contato com o que me parecia diverso.

Na adolescência, fui aluna de teatro do saudoso professor Deco D’Anônio. Fui professora de inglês e me forme em piano clássico. Gostava de jogar futebol e era goleira do time de handball (ainda podem me convidar).

Me formei em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, cidade que me abriu muitas portas para aprendizados e vivências, onde tive muitas oportunidades para conhecer pessoas e experimentar projetos em diversas áreas, marcando definitivamente a minha trajetória. Foi lá que comecei a cantar profissionalmente, a partir de reuniões entre amigos, que aos poucos foram se transformando em projetos, bandas, grupos de pesquisas, sempre norteados pela pesquisa da música brasileira, com destaque para o samba e suas matrizes fundamentais, para as identidades culturais em toda sua complexidade e riqueza, nem sempre devidamente difundidas, fomentadas e respeitadas.

Não tardou muito e deste amálgama brotou a crescente criação de canções e projetos artísticos, que começou mais solidamente com meu retorno ao interior de São Paulo e a formação da banda Iaiá Me Sacode. A partir daí também dei início à caminhada de aprimoramento musical, idealização e participação em diversas propostas musicais, e o início do meu curso de Mestrado na área de Direitos Humanos e Direitos Sociais, que finalizo ainda este ano pela UNESP. Também floresce neste ano de 2017 o meu primeiro trabalho autoral, o EP Mensageiro, que será gravado no próximo mês de agosto.

Hoje sigo desvendando a complexidade das nossas matrizes culturais, o valor e o poder do legado ancestral, das coisas pretas, dos processos históricos que nos moldaram até aqui, as lutas e as contradições sociais entre avanços e retrocessos, o lugar da arte e do artista na atual sociedade brasileira a partir de seu passado e prospecções para um esboço futuro, que espera.

Uma mulher em movimento.

Uma mulher que comunica.

Música pra pensar, pra sentir, para existir.

Afirmar o que é preciso.

Descobrindo as pontas e um caminho para atá-las.

Cantora, compositora, pesquisadora, produtora e professora atuante na região noroeste paulista e em todo o Estado de São Paulo no segmento cultural. Nascida em Votuporanga/SP, a cantora e seus projetos se iniciaram profissionalmente na cidade de cidade de São José do Rio Preto/SP, e agora partem para a capital paulista.

Na adolescência, formou-se em piano clássico (Conservatório Musical Santa Cecília) e estudou teatro com o professor Deco D’antônio. Atualmente concluiu curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade  Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Franca. Já participou de festivais como Festival De MPB de Ilha Solteira/SP e FEM – Rio Preto/SP.

Integra, idealiza e fomenta diversos projetos voltados para a música popular brasileira, com destaque para o samba, o choro e a linguagem dos regionais, os ritmos brasileiros e as influências das matrizes africanas na construção das nossas identidades sonoras. Realiza apresentações em diversas cidades da região e em todo o Estado. Já se apresentou em diversas unidades do SESC com seus projetos e outros grupos (interior e capital), festivais e espaços culturais, Virada Cultural Paulista (desde 2015, tendo divido palco com artistas como Filipe Catto, Bicho de Pé, entre outros), Festival Quizomba (Londrina/SP), entre outros eventos e espaços de cunho artístico e cultural. Em 2017, participou com o rapper brasileiro Rapadura.

Atualmente está circulando com seus trabalhos solo e integra os projetos C Orquestra Brasil Tropicaliente, Tropical – Revisitando Gal, Regional Cabidela (contemplado com o Prêmio Nelson Seixas – 2017), Samba D’Moça, com os quais tem realizado show em diversos espaços culturais, SESCs na capital e interior de estado de São Paulo, entre outros centros de cultura e arte. Lançou seu trabalho autoral “Mensageiro” no SESC em janeiro de 2018. A cantora se descata pela sua versatilidade em trabalhar os ritmos brasileiros e suas interpretações marcantes e contagiantes, pela sua devoção ao samba, ao choro, e à pesquisa dos  ritmos regionais  e da diversidade cultural brasileira.

Compre o EP MENSAGEIRO em CD por apenas R$ 15,00 + FRETE

FAIXAS:

1 • ÈSÙ
Composição: José Cássio Jaber
2 • CHEGUEI AGORA
Composição: Zu Laiê
3 • O BAQUE DA NOSSA CASA
Composição: José Cássio Jaber & Zu Laiê
4 • SEMENTE DO CANTO
Composição: Zu Laiê
5 • MOINHOS DE ASFALTO
Composição: José Cássio Jaber
6 • TRISTEZA DE AMAR
Composição: José Cássio Jaber

FICHA TÉCNICA:

Voz: Zu Laiê
Violão de 7 Cordas: José Cássio Jaber
Cavaquinho & Viola: Renan Santos
Violão: André Fernandes
Trombone: Mauro Zacharias
Escaleta: Gustavo Bombonato
Bateria & Percussão: Filipe Murbak
Percussão: Kauê Rocha

Arranjos Originais: José Cássio Jaber
Arranjos Finais: Banda EP Mensageiro
Produção Musical: Zu Laiê & José Cássio Jaber
Fotografia: Bruna Ferreira
Assessoria: Hellen Colly
Figurino & Acessórios: FlorAll Mundi & Negra Artesanato
Arte Gráfica: OCA
Web-Design & Arte-Final: YOLAWS
Audiovisual: Mistura Films & Produtora Cine



GRAVADO AO VIVO NA GARGOLÂNDIA
EM 06/08/2017



Gravado por Thiago Baggio
Assistente de Gravação: Gregory Fenile
Pós-Produção & Mixagem: Thiago Monteiro
Masterização: Felipe Tichauer - Red Traxx Mastering

Data de Lançamento: 11 de Janeiro de 2018

DOWNLOAD DO RELEASE